Carta de Cobrança

Postado em : Cobrança
Quarta, 19 Julho 2006, 07:45 AM
Bom dia!
Fui contratado recentemente por uma empresa, e estou precisando enviar algumas cartas para os clientes de 2003 solicitando o comprovante de pagto. da dívida.
Como são débitos muito antigos e possuo valores antigos também em minha conta de adiantamento de clientes, tenho um certo receio de como elaborar esta carta para não gerar nenhum problema judicial pra minha empresa.
Existe a possibilidade de me enviar algum modelo de carta de cobrança nesse sentido.
Agradeço desde já a total ajuda de todos.
Atenciosamente.

Victor Hugo Fonseca
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Respostas (12)
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    Sexta, 21 Julho 2006, 07:28 AM - #permalink
    Não mande carta de cobrança.

    Se o volume não for muito grande, faça um contato telefônico. Alegue que se trata de uma auditoria interna.

    Se a quantidade de verificações for grande, elabore uma carta seguindo o mesmo conceito de uma Circularização de Auditora. Você só pede a confirmação das informações, não cobra o cliente.
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    Segunda, 02 Julho 2007, 11:34 AM - #permalink
    Passado o prazo de 10 dias de vencimento do boleto mais o prazo de pagamento no cartório e inúmeras ligações para o pagamento do boleto, estou querendo implantar a cobrança através de carta.
    Gostaria de saber a melhor maneira de me dirigir ao cliente, tentando negociar este valor que muitas vezes parece perdido. (lembrando que em muitos casos este cliente já foi protestado).
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    Sexta, 15 Agosto 2008, 12:19 PM - #permalink
    Trabalho em um escritorio de advocacia e quero elaborar uma carta de cobrança, mais nossos devedores não são incluídos no spc nem serasa, quero elaborar uma carta como ultimo aviso e dando um prazo de 48 horas para entrar em contato com o nosso escritorio para negociar a divida e caso façam acordo e não cumpram será encaminhado para a justiça, sem poder alegar de que não foi avisado do débito amigavelmente.
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    Quinta, 08 Janeiro 2009, 12:21 PM - #permalink
    Boa tarde!!!
    Necessito de alguns modelos de cartas para cobrança, que contenha alguma lei especificando as consequências que poderão ser utilizadas contra o inadimplente, claro sem ofendê-lo e que não venha a causar nenhum tipo de problema para a empresa.
    Desde já agradeço a colaboração.
    Sem mais.
    Marcelo Ricardo
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    Quarta, 04 Março 2009, 07:49 AM - #permalink
    Existe alguma forma de cobrança escrita para cheques motivo 11 e 12?
    Tenho vários cheques, e os cobro por telefone, mas não está adiantando muito.
    Alguma idéia?
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    Sábado, 25 Julho 2009, 05:45 PM - #permalink
    No caso de cheques sem fundo, se você não está tendo retorno na cobrança por telefone, então deve contratar um cobrador com boas referências e experiência para cobrar esses clientes de uma forma mais fria e direta para tentar reduzir o problema de inadimplência. Nesse mundo de dívidas, cobranças e cobradores, o cliente precisa se sentir intimidado e as empresas não podem se deixar intimidar pelo cliente.
    Beijinhos, Tchau!
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    Segunda, 27 Julho 2009, 05:25 AM - #permalink
    Bom dia!
    Estou precisando de um modelo de carta de cobrança amigável para poder enviar ao clientes com uma faixa de atraso até 30dd. Pode me sugerir alguma?
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    Terça, 28 Julho 2009, 06:05 AM - #permalink
    Sou de uma empresa de serviços, uma escola de cursos, e gostaria de saber qual assunto devemos colocar no AR (Aviso de Recebimento) ao enviar uma carta cobrança ao aluno inadimplente.

    Obrigada!
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    Segunda, 10 Agosto 2009, 03:30 PM - #permalink
    A carta é um dos meios de cobrança que não podemos - nem devemos - descartar.

    Pelo seu baixo custo, nós aqui usamos para o primeiro passo, já que com apenas poucos cliques, geramos dezenas, centenas de etiquetas e as respectivas cartas. Portanto, é a cobrança que chamamos de EM QUANTIDADE.

    Em muitos casos, dá retorno. Nos que não dá, então passamos aos passos seguintes os quais, por sua natureza, são mais trabalhosos e onerosos os quais são: cobrança telefônica, depois a via pessoalmente até chegar na via judicial, via tribunal de mediação e arbitragem.

    Por isto, nas cobranças em que tivemos êxito via carta, economizamos tempo, dinheiro e energia para empregarmos então nas demais alternativas.

    Espero ter contribuído com minha simples opinião, sempre respeitando a dos demais opinadores.

    Abraços,

    Carlos
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    Quarta, 11 Novembro 2009, 08:58 AM - #permalink
    Pessoal, bom dia!

    Há muito tempo tentamos negociar com um cliente referente a uma dívida que tem conosco, mas, ele alega sempre estar com dificuldades financeiras para saldá-la.

    Agora queremos tentar enviar uma carta propondo um acordo para quitação desta dívida. Vocês teriam algum modelo de carta propondo acordo?

    Desde já, agradeço a atenção.
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    Quinta, 28 Janeiro 2010, 08:23 AM - #permalink
    Bom dia à todos!

    Gostaria de saber se eu posso fazer uma carta de cobrança e pedir para um representante da empresa entregar a mesma no local de trabalho do inadimplente, e com a seguinte condição: será entregue em forma de carta e pronto. Ou seja, o representante leva e entrega sem mencionar que é uma cobrança.

    Isso pode ser feito? Tem alguma legislação que proíba esta prática?
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    Segunda, 19 Abril 2010, 11:47 AM - #permalink
    Oi, boa tarde!

    Estou implementando Renegociação por carta de cobrança e gostaria de saber sobre a legislação de tal procedimento, sei que não pode conter informações do débito no exterior da carta, mas, com relação as outras normas, tenho dúvidas.
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