Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Vcitor Hugo Fonseca
  2. Cobrança
  3. Quarta, 19 Julho 2006, 07:45 AM
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Bom dia!
Fui contratado recentemente por uma empresa, e estou precisando enviar algumas cartas para os clientes de 2003 solicitando o comprovante de pagto. da dívida.
Como são débitos muito antigos e possuo valores antigos também em minha conta de adiantamento de clientes, tenho um certo receio de como elaborar esta carta para não gerar nenhum problema judicial pra minha empresa.
Existe a possibilidade de me enviar algum modelo de carta de cobrança nesse sentido.
Agradeço desde já a total ajuda de todos.
Atenciosamente.

Victor Hugo Fonseca
Visitante Anonimo Resposta Aceita
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Não mande carta de cobrança.

Se o volume não for muito grande, faça um contato telefônico. Alegue que se trata de uma auditoria interna.

Se a quantidade de verificações for grande, elabore uma carta seguindo o mesmo conceito de uma Circularização de Auditora. Você só pede a confirmação das informações, não cobra o cliente.
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 1
Marcela Carrara Resposta Aceita
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Passado o prazo de 10 dias de vencimento do boleto mais o prazo de pagamento no cartório e inúmeras ligações para o pagamento do boleto, estou querendo implantar a cobrança através de carta.
Gostaria de saber a melhor maneira de me dirigir ao cliente, tentando negociar este valor que muitas vezes parece perdido. (lembrando que em muitos casos este cliente já foi protestado).
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 2
Daniella Melo Resposta Aceita
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Trabalho em um escritorio de advocacia e quero elaborar uma carta de cobrança, mais nossos devedores não são incluídos no spc nem serasa, quero elaborar uma carta como ultimo aviso e dando um prazo de 48 horas para entrar em contato com o nosso escritorio para negociar a divida e caso façam acordo e não cumpram será encaminhado para a justiça, sem poder alegar de que não foi avisado do débito amigavelmente.
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 3
Marcelo Ricardo Resposta Aceita
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Boa tarde!!!
Necessito de alguns modelos de cartas para cobrança, que contenha alguma lei especificando as consequências que poderão ser utilizadas contra o inadimplente, claro sem ofendê-lo e que não venha a causar nenhum tipo de problema para a empresa.
Desde já agradeço a colaboração.
Sem mais.
Marcelo Ricardo
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 4
Janaina Machado Resposta Aceita
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Existe alguma forma de cobrança escrita para cheques motivo 11 e 12?
Tenho vários cheques, e os cobro por telefone, mas não está adiantando muito.
Alguma idéia?
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 5
nailde barreto Resposta Aceita
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No caso de cheques sem fundo, se você não está tendo retorno na cobrança por telefone, então deve contratar um cobrador com boas referências e experiência para cobrar esses clientes de uma forma mais fria e direta para tentar reduzir o problema de inadimplência. Nesse mundo de dívidas, cobranças e cobradores, o cliente precisa se sentir intimidado e as empresas não podem se deixar intimidar pelo cliente.
Beijinhos, Tchau!
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 6
Kárita Escobar Resposta Aceita
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Bom dia!
Estou precisando de um modelo de carta de cobrança amigável para poder enviar ao clientes com uma faixa de atraso até 30dd. Pode me sugerir alguma?
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 7
Thaís Araújo Resposta Aceita
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Sou de uma empresa de serviços, uma escola de cursos, e gostaria de saber qual assunto devemos colocar no AR (Aviso de Recebimento) ao enviar uma carta cobrança ao aluno inadimplente.

Obrigada!
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 8
carlos eduardo Resposta Aceita
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A carta é um dos meios de cobrança que não podemos - nem devemos - descartar.

Pelo seu baixo custo, nós aqui usamos para o primeiro passo, já que com apenas poucos cliques, geramos dezenas, centenas de etiquetas e as respectivas cartas. Portanto, é a cobrança que chamamos de EM QUANTIDADE.

Em muitos casos, dá retorno. Nos que não dá, então passamos aos passos seguintes os quais, por sua natureza, são mais trabalhosos e onerosos os quais são: cobrança telefônica, depois a via pessoalmente até chegar na via judicial, via tribunal de mediação e arbitragem.

Por isto, nas cobranças em que tivemos êxito via carta, economizamos tempo, dinheiro e energia para empregarmos então nas demais alternativas.

Espero ter contribuído com minha simples opinião, sempre respeitando a dos demais opinadores.

Abraços,

Carlos
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 9
Maria Silva Resposta Aceita
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Pessoal, bom dia!

Há muito tempo tentamos negociar com um cliente referente a uma dívida que tem conosco, mas, ele alega sempre estar com dificuldades financeiras para saldá-la.

Agora queremos tentar enviar uma carta propondo um acordo para quitação desta dívida. Vocês teriam algum modelo de carta propondo acordo?

Desde já, agradeço a atenção.
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 10
rafael gonçalves Resposta Aceita
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Bom dia à todos!

Gostaria de saber se eu posso fazer uma carta de cobrança e pedir para um representante da empresa entregar a mesma no local de trabalho do inadimplente, e com a seguinte condição: será entregue em forma de carta e pronto. Ou seja, o representante leva e entrega sem mencionar que é uma cobrança.

Isso pode ser feito? Tem alguma legislação que proíba esta prática?
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 11
AMANDA BASÍLIO Resposta Aceita
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Oi, boa tarde!

Estou implementando Renegociação por carta de cobrança e gostaria de saber sobre a legislação de tal procedimento, sei que não pode conter informações do débito no exterior da carta, mas, com relação as outras normas, tenho dúvidas.
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  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 12
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