Para auxiliar o consumidor brasileiro a tornar-se efetivamente o protagonista da sua vida financeira, a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), saiu na frente da Serasa Experian, e disponibilizou no “Portal Boa Vista Consumidor Positivo” a auto-consulta de débito, tão aguardada pelos consumidores. Feita a partir do CPF, ajuda o consumidor a identificar se possui débitos, restrições ou pendências financeiras e a obter dados dos credores para uma negociação direta da dívida, sem intermediários. Pode ser feita a qualquer momento, sem pagar nada por isso, mesmo que o consumidor não tenha recebido uma carta comunicado.

“A Boa Vista Serviços sabe que o nome é o maior patrimônio do consumidor brasileiro e acredita também que, quando ele cuida do seu nome, ganha e muito. Ele é reconhecido como bom cliente nos bancos e lojas, tem acesso aos melhores parcelamentos e empréstimos, realiza sonhos e vive mais tranquilo. A empresa ainda acredita que quem cuida do próprio nome torna-se um Consumidor Positivo”, explica Fernando Cosenza, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da companhia.

O Portal Boa Vista Consumidor Positivo reúne ainda outros serviços gratuitos como o SOS Cheques e Documentos. Por meio dele, quando um consumidor é furtado, roubado ou tem algum documento ou folha de cheque extraviados, pode registrar um alerta on-line, que é visto por mais de 1 milhão de empresas que efetuam consultas no SCPC no momento da venda ou contratação de serviços. Esta medida simples e eficaz reduz a possibilidade de fraude em até 60%.

No portal, o usuário encontra informações sobre o Acertando suas Contas – maior programa de sustentabilidade de crédito do país, mais dicas e orientações sobre Educação Financeira, para que cuide das finanças e utilize o crédito bem e sempre. Também pode autorizar seus dados para fazer parte do Cadastro Positivo, a nova realidade de concessão de crédito no país, com mecanismos mais adequados ao novo momento de consumo dos brasileiros.

Para fazer a consulta, o consumidor deverá acessar o Portal Boa Vista Consumidor Positivo e preencher um cadastro

Para certificar-se que apenas o próprio consumidor tenha acesso as suas informações, o cadastro é validado através de um código enviado para um telefone celular registrado no CPF do consumidor, além de outro código enviado para o e-mail pessoal. 

Vale lembrar que o cadastro não obriga o consumidor a constar do Cadastro Positivo. Mas, é evidente que este serviço busca trazer o consumidor para a base de dados do SCPC, podendo assim demonstrar as ventagens da adesão ao Cadastro Positivo, e até mesmo vender alguns serviços para este consumidor, como o gerenciamento e alertas de restrições.

Certamente a Serasa Experian deverá lançar esta mesma facilidade de consulta pela Internet, pois, atualmente elas somente podem ser feitas pessoalmente ou por carta.