Certificação em cobrança de dívidas

 

Eu queria dividir com você a forma como vejo as coisas:

É a cultura do brasileiro gastar mais do que ganha. E isso não é culpa exclusiva do consumidor!

Independente do poder aquisitivo (independente de "poder" pagar), somos todos bombardeados com ofertas de produtos e serviços que prometem proporcionar qualidade de vida e bem-estar.

Neste contexto é natural acabar usando o crédito para satisfazer essa necessidade de consumo que foi criada.

Criticar esse comportamento consumista é uma tolice. Entender esse comportamento e estabelecer políticas de crédito e cobrança adequadas é o que se espera de você e de mim como gestores de crédito e cobrança.

Quando falo em políticas de crédito adequadas, não falo em aumentar o preço final para compensar as perdas com a inadimplência (esse tal de spread).

Eu estou falando de crédito responsável. Estou falando em responsabilidade na concessão de crédito.

Você já teve a impressão de que o trabalho de cobrança é um trabalho sem fim?! Parece que estamos igual a um “cachorro correndo atrás do próprio rabo”. Sem ofensas, viu ;)

Eu estou fazendo este desabafo porque todos os dias eu faço contatos de cobranças. Eu consigo receber, mas, o trabalho sempre aumenta. Não estou reclamando! Até porque, enquanto tiver cobranças para fazer, o meu emprego está garantido.

Mas, e você? Sente que o trabalho de cobrança é igual tentar secar gelo?

Eu senti isso por muito tempo, até descobrir que não se combate a inadimplência só com as ações de cobrança. A inadimplência tem que ser combatida desde a concessão de crédito. Isto precisa estar muito claro para o empresário.

Secar gelo

 

Aonde tiver crédito terá inadimplência. Se você está concedendo crédito é óbvio que vai ter inadimplência na sua carteira de crédito. Falar de inadimplência zero é uma ilusão.

O que você e eu queremos é uma inadimplência aceitável e controlável. E definitivamente, isso só é possível conseguir se você analisar e conceder crédito com qualidade.

É aqui que entra a responsabilidade na concessão de crédito.

O crédito concedido de forma irresponsável, ou seja, sem se preocupar se o cliente vai ter condições de pagar, não está prejudicando somente a sua empresa. Está prejudicando também a sociedade.

É verdade que este é um problema que não se resolve somente com a nossa atitude individual. Sendo necessário também que existam ações envolvendo o poder público.

Mas, isso não nos exime da responsabilidade.

Precisamos então aceitar que é nossa responsabilidade dizer NÃO para a concessão de crédito irresponsável.

Por isso, eu busco formar profissionais de analise de crédito mais conscientes e preparados para lidar com o problema da inadimplência.

Se você quer conhecer mais sobre o meu programa de Formação de Analistas de Crédito, então acesse agora Esse Link.

Um grande abraço!

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos

 

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha