O Que é o Crédito

 

​Neste vídeo da Série Fundamentos do Crédito, falamos do que é o crédito e a importância da analise de crédito para as empresas.

Veja aqui a transcrição do conteúdo do vídeo:

Você sabe o que é crédito?

Se sua empresa faz vendas a prazo, você precisa entender muito bem o que é conceder crédito.

Olá, eu sou Denis Siqueira e neste vídeo eu vou explicar o que é credito e porque é tão importante a analise de crédito para as empresas.

Por que conceder crédito

A concessão de crédito comercial é a forma que as empresas tem de aumentar as suas vendas, e por consequência conseguir ampliar a produção e maximizar a sua lucratividade.

Se você tem um cliente só vai ter dinheiro para comprar de você daqui a 30 dias, a melhor forma de antecipar essa venda é concedendo um crédito para esse cliente, desta forma, você vai conseguir fazer a venda agora, permitindo que o cliente só pague por esse produto daqui a trinta dias.

Isso é antecipar o consumo, isso é conceder crédito.

Se os seus clientes eles tem dificuldade de conseguir crédito nas instituições financeiras, quando você oferece um crediário próprio é um grande diferencial que vai pesar na decisão de compra do cliente.

Portanto, a concessão de crédito tem a finalidade de aumentar o volume de vendas.

Como conceder crédito

Mas, conceder crédito exige certos cuidados. Quando você vende os seus produtos ou serviços para serem pagos em uma data futura, existe um risco de que esse cliente não consiga te pagar naquela data futura, porque muita coisa pode acontecer no meio do caminho. Esse é o chamando Risco de Crédito.

Para conceder crédito você precisa confiar no cliente, e para confiar você precisa conhecer o cliente, e para conhecer o cliente você precisa fazer a Analise de Crédito.

Quando eu falo em conhecer o cliente, eu estou falando de conhecer a suaSituação Financeira. Não basta dizer que o cliente é um "amigo do dono", que o “dono conhece”. O cliente tem que ter capacidade de pagamento comprovada.

E é a analise de crédito que vai nos ajudar a avaliar qual que é o risco do cliente não conseguir pagar no dia do vencimento.

Quando a gente já sabe qual que é o risco envolvido na operação de venda, a gente já pode se preparar para usar as estratégias mais adequadas, tanto na cobrança quanto nas negociações comerciais.

Mesmo que a gente decida mesmo vender para um cliente que apresenta um risco um pouco mais elevado, a gente já vai estar sabendo com quem a gente está lidando, e vamos estar preparados para cobrar esse cliente se ele atrasar o pagamento.

A solução da inadimplência

A análise de crédito é a melhor forma de reduzir e controlar a inadimplência. Se você vende sem analisar o crédito e tenta reduzir a inadimplência somente com o trabalho de cobrança, você nunca vai conseguir reduzir a inadimplência. É o que eu chamo de tentar secar gelo. É um trabalho sem fim.

Portanto, se sua empresa vende a prazo, tem que ter um processo de analise de crédito e concessão de crédito.

Quanto à isso não tem o que se discutir.

Então, neste vídeo a gente falou do que é crédito e a importância da analise de crédito para as empresas.

Eu sou Denis Siqueira, e eu ajudo os profissionais de crédito e cobrança a alcançarem o sucesso através de cursos, treinamentos e dicas.

Se você gostou, clica em curtir. Se não gostou deixe seu comentário, me ajude a melhorar.

Um Grande Abraço, e até o próximo vídeo.

 

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha