Inteligência em Crédito e Cobrança

 

O ritmo com que as transformações estão acontecendo no mercado de trabalho é muito mais acelerado do que acontecia antes da virada do século.

A sensação que temos é de que não conseguimos acompanhar essa rápida evolução do mercado de trabalho, e que os profissionais estão sempre a um passo atrás da demanda do mercado.

É fato que o sistema educacional de hoje não prepara os jovens para o que terão de enfrentar no seu futuro. Que é mais próximo do que eles imaginam.

Em meio as essas mudanças, o que é certo é que tudo que envolve uma atividade repetitiva, seja uma atividade intelectual ou uma atividade física, tem grandes chances de ser eliminado pela automação.

Empregos ameaçados?

Mas, se a automação pode eliminar a necessidade de pessoas que executem esses processos repetitivos, essa mesma automação cria a oportunidade de direcionarmos os nossos esforços para aquelas atividades que não sejam repetitivas e operacionais. É neste contexto que entra a questão da inteligência do negócio.

Na área de análise de crédito e de cobrança de dívidas não é diferente. Todas as tarefas repetitivas que tenham um padrão de execução podem ser objeto de automação.

Daí podemos olhar para toda essa tendência evolutiva e pensar que estamos correndo o risco de perder o nosso emprego. Ou então, podemos decidir ver as coisas por outra perspectiva, e perceber que teremos a oportunidade de desenvolver novos trabalhos que antes não podíamos desenvolver porque a rotina repetitiva não nos permitia.

Novas atribuições para crédito e cobrança

O ponto crucial para se diferenciar neste cenário é assumir um novo posicionamento.

Hoje o profissional de crédito e cobrança pode (e deve) contribuir também na criação de novos negócios e na potencialização dos negócios já existentes.

Financeiro Vs. Comercial

Esse novo posicionamento vai exigir que profissional da área financeira tenha que transpor uma velha barreira, e assim, estreitar o relacionamento com a área comercial.

A grande sacada é que a área de crédito e cobrança tem acesso à informações que podem contribuir efetivamente na potencialização dos negócios da empresa, seja através da prospecção de clientes, do aumento do ticket médio e da identificação de novas oportunidades de negócios.

A capacidade analítica desses profissionais da área financeira, permite identificar dados internos e dados de mercado que sejam relevantes e então transformar esses dados em inteligência para o negócio.

Se antes um diferencial do profissional de crédito e cobrança era o domínio avançado do MS Excel®, hoje o uso de ferramentas de business intelligence já é uma necessidade na rotina diária desses profissionais.

Se você busca o aperfeiçoamento profissional na área de Analise de Crédito ou na área de Cobrança de Dívidas, então te convido a conhecer meus cursos acessando Esse Link

Um grande abraço!

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos

 

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha