Atualizado em 11 Abril 2020

Reconhecer Firma da Carta de Anuência

Dr. Denis Siqueira
DR. DENIS SIQUEIRA

CreditoeCobranca.com

Siga nas redes sociais

Reconhecer Firma da Carta de Anuência

 

Pergunta do usuário:

Bom dia!!! A Carta de Anuência precisa reconhecer firma da assinatura do proprietário da empresa? Obrigada, Vanessa (Cravinhos – SP)

Resposta:

Vanessa,

Sim. É necessário o reconhecimento de firma de quem assina a carta de anuência.

E em alguns cartórios é exigida também a apresentação de documentos que comprovem que quem assinou é representante legal da empresa (sócio ou procurador).

Quando é o sócio que assina, os documentos exigidos são:

  • Contrato Social e Alterações em vigor (Firma Ltda);
  • Estatuto Social e Ata de Eleição (Sociedade Anônima);
  • Registro Comercial (Firma Individual).

Em caso de procurador, deverá apresentar os documentos acima e também a procuração vigente.

Despesas de emissão da carta de anuência

As despesas tidas com a emissão da carta de anuência, com o reconhecimento de firma e com o envio da carta, podem ser cobradas do devedor.

Do ponto de vista do credor, as despesas com emissão da carta de anuência só existem porque o cliente não comprimiu com a sua obrigação no prazo acordado, portanto, o devedor deve ser responsável pelas despesas geradas no processo de cobrança.

Do ponto de vista do devedor, as despesas de emissão da carta de anuência só existem porque o credor não tem mais o instrumento de protesto original para entregar ao devedor. Lembrando que a carta de anuência é emitida quando o credor não tem o instrumento de protesto para entregar para o devedor conseguir cancelar o protesto no cartório.

Não podemos esquecer que em algumas regiões do Brasil estão sendo exigidos pelos cartórios os dois documentos juntos: Instrumentos de protesto e carta de anuência.

Com essa polêmica, a maioria das empresas dispensam a cobrança das despesas de emissão da carta de anuência. Na verdade, essas empresas já consideram esse custo na negociação da dívida.

Salvo nas situações em que você é obrigado a emitir a carta de anuência, o ideal é fornecer ao devedor o Instrumento de Protesto original, que é o documento hábil para cancelamento do protesto. Assim você evita esses procedimentos de emissão de carta de anuência.

Papel Timbrado na Carta de Anuência

A carta de anuência deve ser emitida em papel timbrado da empresa credora onde conste os dados da empresa, especialmente o CNPJ. Se não tiver o papel timbrado, esses dados deverão ser informados na carta.

Não é obrigatório, mas você pode também colocar o seu carimbo do CNPJ na carta de anuência.

Modelo de Carta de Anuência

Aqui no site eu disponibilizo o formulário para emissão da Cartas de Anuência.

Basta acessar esse link:

https://www.creditoecobranca.com/formularios/modelo-de-carta-de-anuencia

Grande abraço!

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos