Certificação em cobrança de dívidas

 

Atualmente é consenso geral que para conquistar bons resultados na cobrança de dívidas as empresas precisam de profissionais treinados e capacitados.

Ao se deparar com o descontrole da inadimplência o empresário tem algumas opções, como contratar uma assessoria de cobrança ou treinar um dos seus funcionários para assumir as atividades de cobrança ou ainda contratar um novo profissional com experiência em cobrança de dívidas.

Mas, hoje ainda não temos um processo que permita aos empresários um julgamento fundamentado do real conhecimento sobre cobrança antes da contratação de um novo profissional. A ideia de uma certificação profissional com foco em cobrança de dívidas é uma solução efetiva para esse desafio.

Neste artigo vamos avaliar as vantagens e as desvantagens de um processo de certificação em cobrança de dívidas.

O primeiro ponto que merece uma reflexão é entender a quem interessa um sistema de certificação profissional? 

  • Interessa aos empregadores que buscam pelos melhores profissionais, que, para isso, adotam processos seletivos rigorosos e demorados; e
  • Também aos profissionais que detêm elevado nível de capacitação desenvolvido, e querem demonstrar essa qualificação de forma objetiva.

Mas então, a quem não interessaria um processo de certificação?

  • Pode não interessar aos empregadores que ainda necessitam conter os custos de mão de obra, e por isso, não podem correr o risco de sofre uma exigência de manter uma equipe de profissionais 100% certificados;
  • Também não interessa aos profissionais que ainda precisam se qualificar para atender uma eventual exigência de certificação.

A certificação também se traduz em uma oportunidade de especialização da atividade de cobrança de dívidas. Uma vez que estabelece padrões mínimos necessários para o exercício satisfatório da profissão.

A certificação profissional se apresenta também como um norte a ser perseguido por esses profissionais que buscam oportunidades de crescimento na área de cobrança. Hoje o profissional, que busca o seu próprio crescimento e desenvolvimento pessoal, tem dificuldade de identificar quais são as competências e habilidades técnicas que precisa desenvolver para atingir a excelência naquilo que faz.

Além disso, é evidente que os profissionais com certificação são mais bem remunerados em comparação aos profissionais que se encontram nas mesmas posições, mas que não detenham o tal reconhecimento.

O processo de certificação pode ser estruturado em níveis de exigência, segmentando os profissionais em início de carreira; os que se encontram em estágio intermediário; e finalmente, os profissionais em nível avançado

Quem deve promover a certificação dos profissionais?

É necessário que a instituição certificadora tenha a sua credibilidade reconhecida tanto por empregadores quanto por profissionais do mercado de crédito e cobrança.

A sociedade também é beneficiada de forma indireta pelos efeitos de uma certificação dos profissionais de cobrança. Tendo em vista que os abusos e constrangimentos em sua grande maioria são causados pela falta de capacitação do profissional incumbido da tarefa de cobrar.

Ao exemplo dos exames de certificação CPA-10 e CPA-20, já consolidados para os profissionais bancários, uma certificação para o profissional de cobrança tem sim potencial para se tornar uma realidade.

Se você busca a capacitação profissional em cobrança de dívidas, te convido a conhecer o programa completo do Curso Avançado de Cobranças e Recuperação de Créditos.

Conheça o programa completo do treinamento acessando agora Esse Link.

Um grande abraço!

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos

 

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha